domingo, 14 de fevereiro de 2016

Inauguração do Estúdio dos Bonecos

Tudo começou há aproximadamente 6 anos... Quando cheguei para visitar a cidade de Canela, uma casa (praticamente demolida) fez brilhar meus olhos,,, Sua arquitetura era completamente teatral. Com muito custo, e muito trabalho a casa foi se modificando. Como costumo dizer, com sangue, suor e lágrimas... 
Nos fundos da casa, ao lado da garagem dos carros, havia uma pequena sala que servia de depósito de lenhas e ferramentas. As paredes estavam caindo, chovia "como na rua"... e os insetos usavam esse espaço como residencia.
Uma pequena reforma, fez dessa sala um espaço aconchegante e encantador...



Ali, nasceu o Estúdio dos Bonecos! Começamos a apresentar espetáculos de teatro, teatro de bonecos e diversas atividades. Uma das propostas era ter um debate com o público ao final de cada apresentação. As peças passaram a ser consideradas intimistas. A primeira peça apresentada foi "Dois Perdidos Numa Noite Suja", de Plínio Marcos. Depois, estreamos "O Pequeno Príncipe", "O Cobertor de Jane" e demais espetáculos de teatro de bonecos. Também nessa pequena sala, foram apresentados alguns monólogos, como "Sapatos Vermelhos", "A Rainha do Lar" e "247", todos com direção de André Guedes.




A partir do início de 2015, iniciou-se então a obra do "novo" Estúdio dos Bonecos. O recursos usados para essa construção foram valores ganhos com apresentações realizadas em diversos eventos nas mais diferentes situações e locais... Todos os cachês eram destinados para a obra do Estúdio... Além, claro, do apoio de Roberto Garigan Tuffani, que esteve sempre ao lado, apoiando e colaborando para que tudo acontecesse da melhor forma possível.
Pensei em todos os detalhes que deveriam ter... Sempre que visitava um espaço cultural, filtrava o que eu gostaria para o Estúdio e o que eu não gostava... Pensei em termos técnicos, como a disposição da iluminação, o controle da luz, a distribuição da sonorização pela sala... Pensei também na parte de acomodação do público: cadeiras confortáveis, banheiros para meninos e meninas, acesso á cadeirantes através de rampas e barras... E assim, ele foi crescendo... Tomando forma...


Terminada a parte "bruta", partimos para a decoração do Estúdio. A escolha da estampa de cada tecido de cortinas, as almofadas, os tapetes...Os banheiros passaram a ser temáticos. Os objetos (alguns já tínhamos) foram garimpados em briques, brechós e doações de amigos e familiares...
Foi um ano de luta, de trabalho e cansaço... Mas também de divertimento e risos. Parecia que não ia ter fim... A impressão que eu tinha é que o tempo estava contra mim, pois quanto mais trabalhávamos, mais trabalho aparecia... 
Hoje, ele está pronto!


Do jeito que eu quis que fosse... Da maneira, das cores e da forma que eu sempre sonhei... Agora, só mais uns detalhes (que sempre faltam) para finalmente acontecer a sua inauguração. Essa inauguração tem um papel importante da vida da Cia. Goliardos, pois depois de 22 anos de existência, passa a ter seu próprio teatro. E isso é bom... Mas a inauguração é só uma noite. Noite de receber os amigos, bebericar alguns drinks e conversar... Mas isso não é o mais importante. A importância está na continuidade desse trabalho. Não quero que ele seja um "elefante branco", sempre limpo e perfumado, mas sem função...
Quero fazer dele um espaço de referência, dentro de uma cidade que tem um dos mais importantes festivais de teatro de bonecos do mundo. Uma cidade que já foi conhecida por ter um dos mais influentes festivais de teatro do Estado. 
Será um espaço democrático. Aberto para as conversas, para os debates, para oficinas... A discussão sempre me atrai... Ela fomenta e faz o crescimento do artista... Quero que o Estúdio dos Bonecos seja um espaço que entre, definitivamente, para o circuito cultural da região. Aberto para eventos, como o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, Temporada de Inverno, Sonho de Natal e tantos outros eventos...
E se depender de mim, do meu esforço e da minha vontade, assim será...
Até parece coisa de doido... de maluco... Mas não! Não mesmo! É coisa de gente que sonha, que aperta o cinto e foca a realização daquilo que almeja. É abrir mão de tantos outros prazeres da vida, para investir num sonho. Hoje, o sonho é realidade. E é por essa realidade, que visto a camiseta e vou lutar, com força e garra. 


A inauguração está próxima... Mas é só o principio. O melhor está por vir... E virá!
Nossas portas ainda estão fechadas, mas a partir de 05 de março, sob o signo de peixes, nascerá o "novo" Estúdio dos Bonecos. Porque dos bonecos? Por que foi com eles, por eles e através deles que esse sonho se realizou... Nada mais justo que este espaço seja deles.


Quem quiser conhecer um pouco mais sobre nossa história, nossas "loucuras" e sonhos, venha nos visitar. Estas portas fechadas, em breve estarão sempre abertas para pessoas criativas e que queiram acrescentar. Não tenho medo de mais nada! Foram tantos apoios, tantas palavras bonitas que ouvi durante esse processo que sinto que estou no caminho certo. Meu agradecimento á cada palavra dita, a cada pensamento positivo e a cada gesto de carinho. Meu muito obrigado. Aos que criticaram de forma negativa e tentaram me atingir com intrigas e fofocas, também meu muito obrigado. O desafio me fortalece. E a cada degrau que desci através da negatividade, busquei forças e subi mais ainda. 
Assim é. Assim será!

Seguimos!

André Guedes - Diretor da Cia. Goliardos. 

 

2 comentários: